Pincel DuoFiber

Pincel DuoFiber
Pincel para a aplicação de base líquida

quarta-feira, 11 de março de 2015

Receita caseira - umectação caseira

Você sabe o que é umectação?


Umectar significa molhar ou umedecer uma superfície. No caso dos cabelos, o buraco é bem mais embaixo. Umectar os cabelos é molhá-los ou banhá-los de óleo. Os benefícios são imensos: maior maleabilidade do fio, estabilização do pH do couro cabeludo e equilíbrio de oleosidade por todo o cabelo.

É para se jogar, né não?!
Mas o mais importante disso tudo é a sua função nutritiva. Esse processo também é capaz de nutrir os fios, dando-os aquela vida que você perdeu na última progressiva/tinta/descoloração.

Tá linda vestida de palha de arroz, amiga!
Mas para essa nutrição funcionar, o legal é você usar um óleo puro. Como assim? Eu explico: ele deve ser de origem vegetal e derivado de somente um. Por exemplo: azeite, só o extra-virgem, porque é garantia de não ser misturado com óleo de soja. Os mais indicados são: argan, ojon, azeite, macadâmia e coco. Ah, mas pode misturar mais de um, ok? Só que cada um tem que ser puro. O de argan ajuda a alcalinizar o fio (que fica básico após colorações e processos químicos), o de ojon facilita a hidratação, o azeite é perfeito para cabelos crespos, o de macadâmia ideal para cabelos com progressivas e o de coco ainda ajuda o cabelo a crescer mais rápido.

Rapunzel se amarrou na notícia
Então, se seu objetivo é fazer o cabelo ficar mais hidratado e crescer mais rápido, você mistura o óleo de coco e o de ojon na mesma quantidade. Tem cabelo crespo e quer alcalinizar o fio? Mistura o de argan e o azeite. E assim vai...

Recomendo para essa receitinha:
- Argan Oil, da Salon Line;
- Elseve Óleo Extraordinário, da L'Oreal;
- Óleo de Ojon Nutrire Novex, da Embelleze.

Mas a umectação é isso, jogar o óleo na cabeça? Não é bem assim. Há vários produtos prontos no mercado que servem para esse tratamento, mas falarei de um deles em especial em outra postagem. Para que o óleo funcione ele precisa de um veículo que mantenha-o de maneira benéfica dentro do fio. Por isso lá vem a receitinha do dia: uma umectação caseira!

Vai, assiste o vídeo! O passo a passo está imperdível. ;-)



Usei:
1 colher de sopa de creme de hidratação intensiva a base de quiabo, da LA Cosméticos;
1 colher de sopa de óleo de argan, da Salon Line;
1 pente;
1 par de luvas descartáveis;
1 toca de TNT descartável;
1 toca auto-térmica;
1 espátula para misturar.
Creme para pentear Milagre, da Lola Cosmetics;
Spray Gloss, da Charming Cless;
Reparador de pontas de macadâmia e óleo de argan, da Hamate;
Secador e chapinha.

Você pode substituir a máscara por qualquer outra de hidratação com pH neutro. Elas são características para recuperar os fios. Se ela for própria para cabelos com química ou for do tipo botox, não use, pois raramente são neutras. Na dúvida, as mais baratinhas são as perfeitas para isso.

Recomendo para essa receitinha:
- Milagre!, da Lola Cosmetics;
- Broto de bambu Novex, da Embelleze;
- Elseve Hidra-Max Colágeno, da L'Oreal.

Gostou da matéria e quer sugerir um próximo tema sobre tratamento capilar? Então envie um email para helenafilpopdabeleza@yahoo.com.br. Já fez uma receita caseira de umectação? Então mande seu link para que possa ser citado aqui. :-D

 BÔNUS: gostou da cor do ano (Marsala), mas não sabe como usar? Então dá uma olhada nessa inspiração: Pinterest
AMANHÃ: Sétima Arte vai entrar no ar com uma análise de beleza do filme A Pequena Sereia. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário